Sabarálcool realiza diversas ações na área ambiental Actualité Actualidad
O açúcar através do mundo →

Jornal Procana - segunda-feira 22 de janeiro de 2007

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente, a usina Sabarálcool - com sede em Engenheiro Beltrão e filial em Perobal, no Estado do Paraná - realizou, no ano passado, treinamentos voltados a trabalhadores do campo visando instruí-los em relação à eliminação de embalagens vazias de produtos agroquímicos, uma vez que podem prejudicar o meio ambiente. No caso da usina, todas as embalagens são inutilizadas e devolvidas a associações que fazem a destinação correta aos recipientes.

A Sabarálcool realiza também o plantio regular de mudas de árvores nativas e eucalipto. Foram plantadas, desde a fundação da empresa, mais de 1,4 milhão de árvores, evitando assim a destruição das matas que protegem os rios das regiões onde a usina atua. Também foram dados passos importantes rumo à certificação ISO 14001. A conquista da certificação está sendo encarada como um grande objetivo na empresa para o primeiro semestre de 2007.
 Com participação do governo estadual, a Sabarálcool realizou em 2006 um evento às margens do Rio Ivaí para solidificar o Programa Mata Ciliar. A parceria da usina com o governo, através do Instituto Ambiental do Paraná (Iap) e Emater, tem levado às propriedades onde a empresa atua, mais vida ao meio ambiente, principalmente, no que se refere à preservação da mata ciliar. Dados indicam que a usina plantou, somente em 2006, cerca de 50 mil mudas.
 Outra ação importante da Sabarálcool é a redução para quase zero da sua captação de água de rios. Já os resíduos sólidos e líquidos, como a vinhaça e a torta de filtro, são aproveitados como fertilizantes na lavoura, diminuindo assim, a aplicação de adubos químicos no canavial.